quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PRINCIPIO DE PRESERVAÇÃO

Estive no último fim-de-semana em Espanha, de 2 a 5 de Outubro onde de carro percorri longos km e estacionei em Salamanca, Ávila e Toledo. Segui do Porto pela A29, subi a A25 até Vilar Formoso e daí em diante.

É impressionante a riqueza e civismo de Espanha. Já me custou mais dizer o que escrevi anteriormente, pois até recentemente era céptico quanto aos "Nuestros Hermanos", tendo em conta que históricamente já nos tentaram invadir algumas vezes. Alguns diriam que pena não terem conseguido, outros guardam com rancor essas mesmas tentativas que deixaram marcas culturais em Portugal. Mas é inevitável enaltecer que de facto são muito mais ricos, civilizados e respeitadores que nós portugueses. Têm um património gigantesco e lindíssimo, assim como um tesouro em peças incalculável; passei por ruas limpas, sem qualquer lixo; por onde entrei ouvi sempre primeiro "Olá que desejas?"; por onde guiei existia sempre ordem e cumpridores da lei da estrada... É impressionante como amam o seu país e património (e que património)... não vi um único monumento abandonado e estavam todos restaurados e visitáveis. Os que não estavam visitáveis é porque estavam em restauro.

Salamanca é espectacular, património enorme, igrejas e catedral espectaculares e a Plaza Mayor que nos deixa de boca aberta. Gente bonita e bem arranjada, alegres e come-se lindamente.

Ávila é mais pequena mas lindíssima e envolta por uma muralha (Tipo Marvão) onde nasceu Santa Teresa de Jesus, Mulher de grande inteligência e sabedoria e que foi proclamada Doutora da Igreja em 1970 pelo papa Paulo VI, como Mestra de espiritualidade. Vale a pena visitar.

Toledo, meu deus como dizer... na antiga capital de Espanha vi a mais espectacular catedral da minha vida. Praticamente vieram-me as lágrimas aos olhos. O espólio é qualquer coisa de.... sem palavras. Vi quadros de El Greco, Goya, Van Dyck, Tristán e Luca Giordano... Vestes de cardeais que datam do século XI. Construida entre 1226 e 1493 sobre a Igreja Santa Maria de Toledo (Construida em 578), com 26 Capelas e 5 museus lá dentro.... O resto da cidade é lindíssimo, diria que fundamental visitar.

E por cá...? por cá temos mais de 20 castelos e fortes abandonados, peças perdidas e partidas, igrejas mal tratadas, tudo resultado de sermos mais pobres e não só em dinheiro mas também de espírito que é a pior das pobrezas. Mal passei por Vilar Formoso no meu regresso notei logo a qualidade do asfalto, pior; notei logo a selvajaria da condução nacional (sem piscas e de qualquer maneira) e sempre pela esquerda; o lixo à beira das estradas... quase chorei de desgosto... disse quase, pois depois de um fim-de-semana intenso mas relaxante estive 2 horas a guiar irritado e tenso como não consigo explicar. Bastaram 2 horas para desfazer 3 dias e meio. Diriam algumas pessoas, "Não te deixes afectar!!!" como não? Afecta-me por saber estar ao alcance deste país mais e melhor, por não me resignar e aceitar a ideia de que nada há mais a fazer, porque ainda acredito (se calhar ingenuamente) que é possível re-educar País e gentes de Portugal, porque não posso acreditar que este país se resume a políticos que só se lembram dos últimos 100 anos da republica e ignoram séculos de história bem mais grandiosa que a dos últimos 100 anos. Quem ouviu a entrevista de Dom Duarte Pio de Bragança a 5 de Outubro na TVI? Quanta e tamanha razão tinha ele no que falou... que pena ter como representante um senhor que não sabe comer pão-de-ló, aprovador de casamentos gay e casado com uma mulher que não sabe dos protocolos a cumprir (após a inauguração do Centro de Investigação para o Desconhecido da Fundação Champalimaud, dedicado ao cancro e às neurociências, entrou no carro presidencial pela porta errada, mudou de sapatos dentro do carro e depois sai com sapatos mudados para entrar pela porta correcta... o que é isto???).

Posto isto em mais uma matéria de princípios.... VIVA O REI!

Sem comentários:

Enviar um comentário